quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rogai por nós


Nossa Senhora Aparecida recebeu esse título por aparecer ou surgir das águas. No dia 12 de outubro de 1717 os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram suas redes no rio Paraíba do Sul como faziam todos os dias. Foram muitas as tentativas sem êxito e já estavam cansados e sem esperança, mas João Alves lançou mais uma vez a sua rede nas águas.

Dessa vez conseguiram pegar vários peixes, entretanto havia algo mais em meio à pesca: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que estava sem a cabeça. Os pescadores lançaram as redes novamente com a intenção de conseguir a parte que faltava na imagem, e tiveram sucesso. O fato ficou conhecido como “A pesca milagrosa”, pois muitos peixes foram apanhados.

Depois de colar as partes, Filipe Pedroso manteve a imagem em sua casa, em Itaguaçu, por 15 anos. O padre Willian Cesar da Silva conta que esse foi o início da devoção por Nossa Senhora da Conceição. “As pessoas se reuniam na casa do pescador para orar e com o tempo a fama dos milagres de Nossa Senhora se espalhou por todo o Brasil e a devoção começou a crescer”, revela.

Com o aumento do número de devotos, a casa da família Pedroso se tornou pequena e um oratório precisou ser construído. O porto da cidade foi o local escolhido, mas em pouco tempo o local também já não era suficiente.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira oficial em 16 de julho de 1930, pelo papa Pio XI. No dia 30 de junho de 1980 a Lei 6.802 decretou oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia à devoção, lembrando também o Dia da Criança.

A devoção por Nossa Senhora foi aumentando a cada dia e, de acordo com o padre Willian, isso ocorre porque “muitos recorrem à mãe de Jesus Cristo em preces e alcançam o milagre”.

Atualmente a imagem está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, e atrai milhares de devotos por ano. Um desses devotos é o aposentado Mauro Lima, 61 anos. Ele diz que era espírita, mas se converteu ao catolicismo por Nossa Senhora. “Quando me mudei estavam construindo uma igreja perto da minha casa e me chamaram para ajudar na obra. Nesse período fiquei mais próximo de Maria e começou a minha devoção”, declara.

Ao contar o episódio que fez a devoção à Maria se tornar maior, Mauro se emocionou. “Há alguns anos, quando saí para trabalhar, comecei a sentir fortes dores no estômago. Quando cheguei ao hospital fui operado imediatamente, pois estava com apendicite. O apêndice estourou nas mãos do médico, no momento em que ele o retirou. A todo o momento eu rezei pedindo a interseção de Nossa Senhora Aparecida para que não fosse nada grave, e ela me atendeu. Até hoje sou muito grato por esse milagre que ela fez comigo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário